Angelim está inserida no contexto da Cultura de Pernambuco que sai fortalecida do 27º FIG com assinatura decreto para maior participação social nas políticas públicas

  • Postato por maurilio em Terça 01 08-2017 09:19
Angelim está inserida no contexto da Cultura de Pernambuco que sai fortalecida do 27º FIG com assinatura decreto para maior participação social nas políticas públicas

Angelim está inserida no contexto da Cultura de Pernambuco que sai fortalecida do 27º FIG com assinatura decreto para maior participação social nas políticas públicas

O documento, assinado durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), busca ouvir a população e os artistas,

democratizando a cultura do Estado

Após saudar os conferencistas da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, nesta sexta-feira (28) o Prefeito de Angelim Douglas Duarte, em companhia dos vereadores Maurílio Cavalcanti, Oliveira, Júnior Caldas, Robério e Bruno Caldas, além do Coordenador de Juventude Phelipe Emanoel, se deslogou até Garanhuns para recepcionar o Governador Paulo Câmara. 


O ato assinado pelo Governador é extensivo a Angelim, no momento que a administração pública municipal está resgatando e agregando valores para manter viva as tradições e manifestações culturais, o que não foi investido no passado por administrações anteriores. Angelim agora se prepara para participar com reivindicação, da Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, obter apoio e consolidar de uma vez por todas o fortalecimento  das suas raízes culturais.

 

GARANHUNS – Para fortalecer e valorizar a cultura pernambucana, o governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (28.07), durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o decreto que convoca a 4ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. A iniciativa visa ampliar e democratizar os processos de participação social nas políticas públicas de cultura, além de consolidar o Sistema Estadual de Cultura de Pernambuco. A memória de Ariano Suassuna também mereceu destaque, com o ato de assinatura do termo que denomina como o palco de Cultura Popular será chamado daqui por diante.

 

“Esse decreto dará um rumo para o futuro da cultura do nosso Estado. É um passo importante para que ela seja preservada para as futuras gerações. Com isso, temos a certeza de que estamos construindo um Pernambuco melhor para o nosso povo. É com a cultura que vamos continuar a ajudar o povo a se formar melhor e a ficar mais antenado com o futuro que a gente quer para a nossa população”, afirmou o governador Paulo Câmara, acrescentando que a conferencia, que busca ouvir as pessoas e os artistas, terá como tema geral “Um Plano Estadual de Cultura de Pernambuco”. Nos próximos nove meses, serão realizadas 12 pré-conferências regionais – sendo uma em cada Região de Desenvolvimento do Estado – que irão abranger todos os segmentos culturais. Entre eles: artes visuais, artesanato, audiovisual, cultura popular, literatura, música e teatro.

 

O governador também agradeceu à Secretaria de Cultura e à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) pela forma como têm tratado a cultura de Pernambuco e feito com que festivais como o FIG se consolidem cada vez mais. “O festival de inverno de Garanhuns tem um clima que mostra como Pernambuco é rico, como o povo pernambucano sabe fazer e curtir e a cultura do Estado. Isso vale para todas as expressões artísticas. Essa foi uma semana de intenso movimento cultural, ao mesmo tempo, de geração de emprego e renda, mostrando a importância desse setor”, frisou.

 

O secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, destacou que a assinatura do decreto, que visa fomentar a cultura, ter acontecido durante o FIG, mostra o esforço do governador Paulo Câmara em avançar nessa área. “Em um festival de arte para todos os públicos e gostos como o FIG, o governador convoca essa conferência para elaborar o Programa Estadual de Cultura. Num ano difícil para o Brasil como este, precisamos reconhecer o empenho do governador em cumprir, fielmente, o programa de cultura”, afirmou.

 

Durante passagem pelo município do Agreste Meridional, Paulo visitou o palco de Cultura Popular Ariano Suassuna e assistiu à apresentação do Nação do Maracatu Aurora Africana. Na sequência, o governador seguiu para o Parque Euclides Dourado, visitou os estandes de artesanato e cumprimentou expositores e visitantes, que também estavam prestigiando o FIG.

 

O governador esteve acompanhado do secretário Antonio Figueira (Casa Civil); do chefe de Gabinete, João Campos; do secretário-executivo Marcelo Canuto (Casa Civil); dos deputados federais Luciana Santos e Fernando Monteiro; e do deputado estadual Claudiano Filho.

Notícias Recomendadas

Faça um comentário

Publicidade

Lista de galerias

Publicidade

Mais tocadas

  • 1 Luan Santana

    Acordando o Prédio

  • 2 Wesley Safadão Part. Marília Mendonça

    Ninguém é de ferro

Publicidade

Publicidade