Direção da UPE se posiciona sobre Reivindicações dos Alunos do Curso de Medicina

  • Postato por maurilio em Segunda 03 06-2019 08:58
Direção da UPE se posiciona sobre Reivindicações dos Alunos do Curso de Medicina

Direção da UPE se posiciona sobre Reivindicações dos Alunos do Curso de Medicina

 
 
Alunos do Curso de Medicina da UPE/Campus Garanhuns promoveram na semana passada um protesto, para expor, segundo eles, o descaso do Governo do Estado para com a Saúde Pública e as falhas relacionadas ao funcionamento do Curso de Medicina daquela Instituição, sobretudo quanto a Implantação do Internato de Cirurgia na Rede de Saúde de Garanhuns, composta pela UPAE; Hospital Regional Dom Moura e Hospital Infantil Palmira Sales (relembre clicando AQUI).
 
Em Nota de Esclarecimento, a direção da Universidade de Pernambuco trouxe a versão daquela Instituição quanto as reclamações dos estudantes. Confira:    
 
“A Direção da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns juntamente com a coordenação do curso de Medicina, vem esclarecer a expansão do estágio supervisionado (internato) do curso médico. O curso de medicina da UPE-Garanhuns foi criado em 2011 e já contribuiu com a formação de mais de 70 médicos. Desde a criação do curso, o internato tem sido aperfeiçoado conjuntamente com a colaboração e afinco dos gestores da Secretaria Estadual de Saúde, da Direção do Hospital Regional Dom Moura e da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns. Já temos funcionando em Garanhuns, no Hospital Regional Dom Moura, nos PSF’s e no NASF, os internatos de atenção básica, gestão em saúde, saúde mental, pediatria e clínica médica durante 11 meses do curso.
 
Seguindo o processo de aperfeiçoamento e interiorização do internado, no próximo semestre (2019.2) será implementado o internato em Cirurgia Médica com duração de 1 mês no Hospital Dom Moura, após planejamento e acordo estabelecido com o Centro de Estudos do Hospital Dom Moura, no qual a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu em disponibilizar exames de ultrassom, tomografia e de admitir mais de 20 novos médicos para o hospital, sendo 5 médicos-cirurgiões. Ou seja, a ampliação da estrutura do Hospital Dom Moura coincide com a expansão do internado em cirurgia, não havendo qualquer negligência ou descuidado nesta decisão tomada pela UPE-Garanhuns.
 
É importante ainda destacar que esse processo tem ocorrido de forma transparente e democrático, com discussões em sala de aula, reuniões, comissões e audiências, com a participação dos alunos de medicina e seus representantes, professores, gestores do SUS estaduais e municipais, inclusive do Ministério Público.

Por último, diante do contexto de adversidades econômicas e financeiras que passam as instituições públicas do nosso país, temos grande satisfação de estarmos conseguindo avançar com o aperfeiçoamento e fortalecimento da educação superior, especialmente do Curso de Medicina da UPE-Garanhuns, que tanto pode contribuir com a saúde da população de Garanhuns e região”, registra a nota assinada pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Falcão, diretora da UPE Campus Garanhuns e pela Prof.ª Dr.ª Sinara Almeida, que atua como Vice-coordenadora do curso de Medicina da UPE Garanhuns.

Notícias Recomendadas

Faça um comentário

Publicidade

Lista de galerias

Publicidade

Mais tocadas

  • 1 Luan Santana

    Acordando o Prédio

  • 2 Wesley Safadão Part. Marília Mendonça

    Ninguém é de ferro

Publicidade

Publicidade