Em Santa Luzia, apenas 47% da população total está com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo. Entre os 22 municípios da região do Pindaré, a taxa de vacinação é menor em Bom Jesus das Selvas. Dos 35 mil moradores, menos de 10 mil tomaram as duas doses ou a dose única da vacina.

A maioria dos casos graves e hospitalizações ocorre entre pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Frente ao avanço da variante Omicron do coronavírus, o ministro da saúde Marcelo Queiroga, diz que a vacinação é um meio de amenizar casos graves sem a necessidade de hospitalizações. “O Brasil tem ainda alguns estados em que a vacinação não chegou aos níveis desejados.”

A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, explica que para controlar a pandemia, é necessário ter um alto número de pessoas vacinadas. “Nós acreditávamos que uma cobertura vacinal acima 75% deixaria uma nação tranquila. Hoje, nós já sabemos que a Covid não é bem assim. As coberturas vacinais, tem que estar acima de 90%, quiçá 95%.” 

Nível de vacinação contra Covid-19 dos moradores de Itaipava do Grajaú é o menor do Maranhão

Baixa adesão 

Os níveis de cobertura vacinal completa não chegaram a 40% da população total nos municípios de Bom Jardim, Marajá do Sena , Buriticupu, Araguanã, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Caru e Lagoa da Pedra. Entre os 22 municípios da região do Pindaré Santa Inês é o que tem maior adesão, cerca de 60% da população está com o esquema completo.

O Ministério da Saúde oferece vacinas para o público com mais de 12 anos e doses pediátricas para crianças entre 5 e 11 anos. Quem ainda não tomou a segunda dose da contra a Covid-19 precisa completar o esquema vacinal. E aquelas pessoas que já podem tomar a dose de reforço também devem procurar o local de vacinação mais próximo o quanto antes. O reforço é feito em quem tem mais de 18 anos e já completou a imunização há 4 meses.